Blog da Leardi

Veja 6 passeios culturais para conhecer mais São Paulo

  • 31/01/2020

Esse mês a Terra da Garoa, capital da cultura, a nossa querida SP celebrou 466 anos e em comemoração a esta data especial separamos 6 locais incríveis para você visitar.

O dia 25 de janeiro foi escolhido como aniversário da cidade em homenagem a inauguração do Colégio dos Jesuítas. Fundado pelos padres Manuel da Nóbrega e José Anchieta, o colégio é considerado o marco zero da capital.

Veja agora alguns dos mais tradicionais pontos turísticos do município.


1. Avenida Paulista

Neste símbolo da capital paulista é possível encontrar cinemas, teatros, museus, centros culturais e comerciais, tudo em perfeita harmonia com o polo empresarial. 

O Sesc Paulista, a Japan House, o Itau Cultural, a Casa das Rosas, o Centro Cultural Coreano no Brasil, o Club Homs, o Teatro Gazeta, o MASP, a FIESP, o Parque Trianon, Conjunto Nacional e o Instituto Moreira Sales são só alguns dos pontos culturais da avenida.

A região também conta com dezenas de galerias de compras e 4 shoppings – Shopping Pátio Paulista, Shopping Top Center, Shopping Cidade São Paulo e Shopping Center 3.

A Avenida Paulista também é conhecida pelas instituições de ensino, como a Faculdade Cásper Líbero e a FGV, e pelos centros hospitalares como o Hospital Santa Catarina e o HCor.

Não deixe de visitar o local aos domingos, dia o qual a avenida é aberta para pedestres e recebe inúmeras apresentações musicais, comércio de rua e barraquinhas de comida.

Umas das melhores surpresas da região é a Alameda Rio Claro, uma viela ao lado do número 1294 da Avenida Paulista. A primeira quadra da rua é reservada para pedestres e recebe barracas de comidas das mais variadas, desde acarajé, yakisoba, lanches e até churros. 

A Paulista tem três estações de metrô da linha 2-Verde, são elas: Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação.



2. Museu do Ipiranga e o Parque da Independência

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, é o mais antigo museu público de São Paulo. Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 450.000 unidades, do século 17 até meados do século 20, com foco na sociedade brasileira, especificamente à história paulista.

O museu está fechado para reformas desde 2013, mas a previsão de reinauguração é em 2022.

O Parque da Independência, local em que o museu está localizado, permaneceu aberto para o público durante este período de reformas.

Com 161.300 m², o parque conta com praça para eventos, pista de Cooper, aparelhos de ginástica, playground, área de estar, chafariz com fonte, cascata e estacionamento gratuito. Em sua área há mais prédios administrados por outros órgãos além do museu, como a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência e Cripta Imperial e o Museu de Zoologia (USP). 


3. CERET

O CERET conta com um espaço de 286 mil m² e infraestrutura completa para atividades ao ar livre.

O local oferece campos de futebol, futebol de areia e rugby, quadras de vôlei, vôlei de praia, basquete, e mais quatro quadras poliesportivas, piscinas, pista para caminhada e de atletismo, salas de ginástica e boxe, playground, salão de jogos, bosque para leitura, espaço pet, academia ao ar livre e o ginásio poliesportivo.

Para utilizar a piscina é necessário apresentar foto 3x4, comprovante de residência e RG para fazer a carteirinha. Toda a estrutura do parque é gratuita, incluindo o uso do estacionamento, e fora a piscina, nenhuma outra atividade no parque precisa da apresentação da carteirinha.

Encontros de yoga, tai chi chuan, karatê, capoeira, hidroginástica e treinos abertos poliesportivos também são realizados no parque. Além disso, local recebe eventos temáticos com food trucks especializados.


4. Centro de Tradições Nordestinas

Com a missão de preservar e valorizar a cultura nordestina, o CTN promove trabalhos sociais e experiências culturais. 

Localizado na zona norte, o local recebe cerca de 70 mil pessoas por mês. Com 10 restaurantes de comida típica e 12 quiosques com quitutes nordestinos, o espaço ainda conta com shows pagos e gratuitos.

O Centro de Tradições Nordestinas também realiza ações sociais visando a qualidade de vida das pessoas de baixa renda, como doações de roupa, alimentos e cursos profissionalizantes. 

Outro destaque do estabelecimento é a Capela Imaculada Conceição. Além das missas, a paroquia realiza batizados e casamentos comunitários.

O centro fica aberto de segunda a quinta das 11h às 15h, as sextas e sábados das 11h às 5h e aos domingos o funcionamento é das 11h às 22h. A entrada é gratuita, exceto às sextas-feiras.

A capela tem seus próprios horários de funcionamento, para saber mais, acesse o site do Centro de Tradições Nordestinas.


5. Beco do Batman

Se você é do tipo que ama tirar fotos mais conceituais, o Beco do Batman é o passeio certo para o seu fim de semana. 

São Paulo é considerada uma das capitais da arte de rua do mundo e o Beco do Batman é a maior referência dessas grandes telas urbanas. 

Localizado na Vila Mariana, entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, o local reúne inúmeros artistas e obras em grafite a céu aberto. 

Nos anos 80, o beco recebeu um grafite do Batman, e assim surgiu o nome do local que rapidamente se tornou referência para quem gosta da arte.

Entretanto não é só de fotógrafos que vive a região. Inúmeros cafés, bares e restaurantes cercam o beco. Desde os bares a céu aberto com mesinhas na calçada até os restaurantes com chefs renomados.


6. Parque do Ibirapuera

Mais conhecido como Ibira pelos paulistanos, o parque é referência de bem-estar e um ponto turístico da cidade. De acordo com a prefeitura, este é um dos destinos mais procurados pela população.

Com 1.584.000 m², o Parque Ibirapuera é uma das maiores referencias de área verde da cidade. São mais de 300 espécies de fauna e 558 espécies de flora, sendo que mais de 50 dessas estão ameaçadas de extinção.

O Ibirapuera tem ciclovias, bicicletário com aluguel de equipamentos, pistas de corrida, pista de Cooper, parque infantil, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica, praças e lagos. O cachorródromo é informal. 

O grande diferencial de um parque comum são os prédios públicos presentes dentro do parque, que atraem os visitantes. Aproveite para visitar também o Monumento às Bandeiras, o Planetário Ibirapuera, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão Japonês, a Oca, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna de São Paulo ou a Fundação Bienal. 

Os centros culturais do parque oferecem os mais variados tipos de exposições e mostras de artes.

O Ibirapuera tem 11 portões para acesso de pedestres. Portões 2, 3, 5 e 10 funcionam das 5h à meia-noite; Portões 4, 6 e 9 das 5h às 22h; Portões 7, 8 e 9-A das 6h às 20h; e portão 7-A das 7h às 17h. O acesso de veículos pode ser feito pelos portões 1, 3 e 7, mas o estacionamento é operado pelo sistema zona azul. Aos sábados os portões fecham as 22h.


Agora que você já leu sobre os pontos turísticos mais conhecidos de São Paulo, visite-os e conheça mais a capital da cultura e da diversidade.




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail