Blog da Leardi

Veja quais foram as cidades mais valorizadas desde o fim da pandemia.

  • 08/05/2024

No dia 05 de maio de 2023, a OMS publicou um decreto anunciando o fim da pandemia de coronavírus que paralisou o mundo e causou milhões de vítimas fatais em todo o mundo. Era o fim oficial de uma crise que afetou, também, o mercado imobiliário, estimulando uma mudança de comportamento sem precedentes no público comprador.

Desde aquele anúncio, há 12 meses, o setor apresentou uma valorização de 5,76%, segundo o Índice FipeZAP de Venda Residencial de abril, do DataZAP.

Nenhuma cidade brasileira valorizou tanto desde o fim da pandemia quanto São José, no litoral de Santa Catarina. O município registrou uma variação positiva de 17,06% nos últimos 12 meses. E não é por acaso. O Estado catarinense tem quatro das cinco cidades mais caras para comprar um imóvel atualmente, incluindo Balneário Camboriú, que possui o preço médio de venda mais alto do País.

Entre as capitais, a maior valorização nos últimos 12 meses está em Maceió (AL). Segundo o Índice, a alta de 14,58% no período significa que o preço médio do metro quadrado de imóveis residenciais na cidade agora custa, em média, R$ 8.617,00. Apesar da alta, entretanto, capital alagoana está bem longe da líder, Vitória (ES), onde o metro quadrado está avaliado em cerca de R$ 11.206,00.

No último mês, os preços de venda de imóveis residenciais registraram um aumento de 0,66%, uma alta em relação a março (+0,64%). O número é mais significativo que o IGP-M/FGV, que apresentou uma inflação de 0,31% e está acima da prévia do IPCA/IBGE, dada pelo IPCA-15, que indicou um aumento de 0,21%. O valor é impulsionado pela valorização de imóveis com apenas um e três dormitórios (+0,52%).

Das 50 cidades monitoradas pelo Índice FipeZAP de Venda Residencial, as maiores valorizações estão em Curitiba (+2,18%); São José do Rio Preto (+2,00%), Itajaí (+1,57%), João Pessoa (+1,52%) e Maceió (+1,40%).


Fonte: imoveis.estadao.com.br



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail